O Eco-Digithon ENNE+ é uma maratona educativa dirigida principalmente a centros de Ensino e Formação Profissional (EFP), focada na criação e prototipagem de soluções digitais e tecnológicas inovadoras para problemas reais societais e locais.
Envolve uma competição intra e inter centros de EFP e/ou equipas de EFP em desafios ambientais e de sustentabilidade. De facto, as soluções desenvolvidas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), garantindo uma perspetiva global sobre os desafios locais.
Promove também a inovação de base através de uma abordagem participativa e multidisciplinar, pois envolve não só centros de EFP, mas também partes interessadas, decisores políticos, empresas, membros do meio académico e especialistas que se reúnem para o hacking social.
O PROCESSO
O processo começa com a seleção de um ou mais desafios relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Os participantes colaboram e iniciam a criação de um protótipo de solução digital de ecoinovação para um problema real da sociedade. Esta fase prevê atividades de desenvolvimento de capacidades dos alunos de EFP.
A competição Eco-Digithon é a fase final da experiência educativa de todos os envolvidos no co-desenho das soluções digitais.
ENVOLVA-SE!
Está prevista a organização de 2 edições do Eco-Digithon em 2025 e 2026 em cada País representado no projeto ENNE+: Itália, Espanha, Portugal e Áustria. A edição de 2026 estará também aberta a equipas de diferentes países da UE e extra-UE.
As candidaturas para a primeira ronda dos Eco-Digithons
estão abertas de 30 de setembro a 10 de dezembro de 2024.
CONSULTE A INFORMAÇÃO ABAIXO PARA SABER COMO PODE ENVOLVER-SE!
QUEM PODE PARTICIPAR
Centros públicos ou privados de Educação e Formação Profissional de Itália, Espanha, Portugal e Áustria são os candidatos mais adequados para o Eco-Digithon.
As escolas secundárias de educação geral são também elegíveis, desde que estejam comprometidas e já ativas no desenvolvimento de competências digitais, tecnológicas e ambientais dos alunos!
Cada escola deve estar disponível para garantir o envolvimento ativo de um grupo de pelo menos 20 alunos e 2 professores/formadores, cada um representando uma área disciplinar diferente, útil ao desenvolvimento do projeto proposto.
PORQUÊ ENVOLVER-SE
O Eco-Digithon ENNE+ oferece oportunidades de desenvolvimento de capacidades e de ampliação para projetos curriculares e extracurriculares escolares na área da ecoinovação que já tenham demonstrado ou tenham o potencial de:
- fornecer uma possível solução para os desafios ambientais enfrentados por uma comunidade local
- ser apoiados por partes interessadas externas que possam fornecer os recursos necessários e melhorar a sustentabilidade dos resultados
- ter um impacto positivo no alcance de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
O QUE OFERECEMOS
Os alunos e professores das escolas selecionadas têm acesso total à Comunidade de Prática (CoP) do ENNE+ sobre ecoinovação, dando-lhes a oportunidade de:
- entrar em contacto com colegas, modelos de referência e partes interessadas no mesmo país, juntando-se aos quatro Capítulos Nacionais da CoP
- beneficiar de Recursos Educacionais Abertos e orientação online por especialistas em dez cenários de aprendizagem baseados em desafios ambientais e de sustentabilidade
- competir num Eco-Digithon Nacional presencial com uma equipa representativa de 6 participantes (incluindo alunos, professores e representantes da comunidade local) para a atribuição de programas de incubação e participação em eventos internacionais
- serem convidados para cursos de formação estruturados e mobilidades de job-shadowing para professores/formadores destinados à partilha de boas práticas e à conceção de parcerias de cooperação a serem financiadas pelo Erasmus+
ONDE E COMO
A 1ª edição do Eco-Digithon decorre de 30 de setembro de 2024 a 31 de maio de 2025. Em cada país parceiro, as atividades são organizadas seguindo um calendário ligeiramente diferente, alinhado com o calendário e os requisitos do sistema vocacional e educativo nacional.
As principais fases do Eco-Digithon são:
- 30 de setembro – 10 de dezembro de 2024
Os centros e escolas de EFP interessados podem candidatar-se online. Os 10 melhores candidatos são notificados antes do final do ano. - 13 de janeiro – 31 de maio de 2025
É organizada uma formação online de um dia para professores/formadores referenciados no final de janeiro de 2025. São oferecidas sessões de orientação online a professores e alunos através da plataforma da Comunidade de Prática até à realização das competições nacionais - 3 – 6 de julho de 2025
A equipa vencedora de cada país participa na VIX edição do Social Hackathon Umbria em Itália
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE SE TORNAR UM CAMPEÃO DO ECO-DIGITHON NO SEU PAÍS…
…LEIA O ANÚNCIO E PROPONHA A SUA ESCOLA ANTES DO DIA 10 DE DEZEMBRO!